O maior custo que você vai ter que pagar na sua vida

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Cuidar bem das finanças pessoais vai muito além de reduzir custos.

Deve focar também num plano para aumentar a renda atual, lidar com a pressão social de consumo, realizar melhores investimentos, administrar bem os riscos, evitar dívidas, além de diversos outros aspectos que vão contribuir diretamente para a sua autonomia financeira.

No entanto, bastante gente me procura inicialmente focada apenas em aprender como reduzir gastos e não terminar o mês no vermelho.

Muitas dessas pessoas já tinham tentado anteriormente cortar os seus custos. Mas, por não seguir uma metodologia adequada, sentiam que estavam abrindo mão da sua qualidade de vida e acabavam abandonando os planos depois de pouco tempo.

Outras até conseguiam economizar um pouco mas, por não saber como “blindar” as suas economias, terminavam gastando tudo no primeiro imprevisto que tinham.

A questão é que poucas pessoas são realmente consciente do principal custo que elas precisam aprender a gestionar para que possam alcançar os seus objetivos financeiros: o custo de oportunidade.

 

Custo de quê?!

 

Bem, de maneira simplificada, “custo de oportunidade” se refere a tudo aquilo que abrimos mão quando fazemos uma escolha.

Sim! Toda escolha que fazemos implica obrigatoriamente renunciar a algo.

Quando decidimos trabalhar em uma empresa, abrimos mão de trabalhar em todas as demais.

Quando definimos um destino para as férias, definimos também deixar de visitar todos os outros lugares nesse mesmo período.

E quando escolhemos dedicar nosso tempo a um projeto, também tomamos a decisão de não dedicar este mesmo tempo a outras atividades ou iniciativas.

 

E o quê isso tem a ver com o meu dinheiro?

 

Bem, este mesmo conceito também se aplica à maneira como cuidamos das nossas finanças: a todo instante, estamos definindo o destino do nosso dinheiro, e consequentemente estamos decidindo também como nosso dinheiro não será utilizado.

Em outras palavras, o custo de oportunidade de investir em uma pós-graduação pode ser os gastos com diversão que terão que ser minimizados para pagar a universidade.

Da mesma maneira, decidir empreender e montar um negócio próprio pode exigir abrir mão por algum tempo de ter aquele carro zero kilômetros na garagem.

E até mesmo a compra da sua casa própria pode representar um custo de oportunidade muito significativo se você tem planos de investir o seu dinheiro para conseguir se aposentar ainda jovem.

 

Mas é possível evitar isso?

 

A questão aqui não é evitar o custo de oportunidade, e sim conhecer as suas próprias prioridades que irão te ajudar a definir aquilo que você está ou não disposto a abrir mão.

Mas infelizmente, poucos sabem realmente como se planejar para fazer bem estas escolhas.

E acabam mantendo um nível de gastos incompatível com a sua renda, sem ser conscientes que na verdade estão renunciando aos seus planos de vida futuros.

Neste caso, a realização dos seus sonhos passa a ser um custo de oportunidade bastante alto simplesmente pelo fato de você não saber como cuidar bem das suas finanças pessoais.

Normalmente, esse ponto é ainda mais acentuado pelos bancos, que oferecem cartões de crédito, empréstimos e financiamentos como uma solução artificial para que você não tenha que priorizar o uso do seu dinheiro.

Slogans como
● “Coloque seus planos em prática agora sem complicações”
● “Dinheiro rápido para você usar como quiser”
● “Com este crédito, você alcança muito mais”
são apenas alguns exemplos de como os bancos vendem a ilusão de que contar com o dinheiro (do banco!) não requer renunciar a nada para realizar os seus planos.

Pura enganação...

 

Mas qual a solução?

 

Depois de anos trabalhando no setor financeiro, posso afirmar com toda certeza:

A melhor solução para minimizar o seu custo de oportunidade e poder alcançar os seus sonhos não é nenhum empréstimo ou financiamento, e sim, começar hoje mesmo a definir muito bem os objetivos que você quer alcançar com o seu dinheiro.

E, como consequência, definir também o que você está disposto a abrir mão para poder alcançar os seus objetivos de maneira consistente e definitiva.

©2018 Copyright. Todos os direitos reservados

Agência de Marketing Digital 360, Web Design e Web Master (Criação de Sites e Lojas Virtuais, Especialistas em Google AdWords, Otimização de Sites SEO, Email Marketing, Mídias Sociais Facebook, Youtube, Twitter - Agência Sincro) SMM - Agência Sincro