O que você faria se perdesse todo o seu dinheiro?

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Nas instituições financeiras onde trabalhei, tive a oportunidade de ter alguns milionários como meus clientes. E tenho a grande sorte de tê-los como meus amigos até hoje.

Com algumas exceções, em geral eles são empreendedores ou executivos que construíram seu patrimônio do zero, depois de anos e anos de muito trabalho, já que não tiveram a sorte de vir de uma família rica.

Hoje atuam em diferentes setores, no Brasil e no exterior, liderando centenas de outros profissionais, e cuidando para que suas fortunas continuem crescendo cada vez mais.

Um dia, num almoço mais descontraído com um deles, acabei perguntando: “Antônio, o que você faria se perdesse todo o seu dinheiro? Se de repente ficasse com o saldo zerado na sua conta corrente?”

A resposta dele foi extremamente segura, sem nem pensar duas vezes no que iria dizer: “Eu ganharia tudo de novo, mas dessa vez em muito menos tempo, e com muito menos esforço!”

 

Multimilionários com saldo zero na conta

 

Nesse momento, e com essa resposta, entendi que o Antônio (e provavelmente meus outros clientes também) continuariam sendo multimilionários, mesmo que de repente perdessem todos os seus bens.

Ao longo da carreira, eles aprenderam a cuidar muito bem das suas finanças, colocar as condições da economia a seu favor, tomar as melhores decisões financeiras, identificar as melhores oportunidades de investimento...

Enfim, hoje realmente dominam as técnicas para fazer o seu dinheiro crescer, e em pouco tempo recuperariam toda sua fortuna caso perdessem seu dinheiro.

Isso também me fez pensar na situação exatamente contrária: pessoas que se tornam milionárias por receber uma quantidade muito significativa de dinheiro (como herança, prêmio da loteria, PDV, etc) e acabam perdendo tudo em muito pouco tempo.

Sem conhecer as bases para uma boa gestão de suas finanças pessoais, gastam toda a sua fortuna com luxos desnecessários, adquirem bens que consomem recursos ao invés de fazê-los crescer, tomam decisões financeiras erradas que vão minando o patrimônio e, de repente, chegam à falência, sem nenhum dinheiro na conta, com dívidas para pagar e, principalmente, sem nenhuma perspectiva de voltar a enriquecer.

Depois de perder tudo, essas pessoas normalmente se consolam afirmando que "dinheiro não traz felicidade", e que "se tornar milionário foi apenas uma fonte de preocupações".

Mas, na verdade, com vários milhões na conta, essas pessoas estiveram milionárias por algum tempo, mas nunca foram milionárias de verdade.

 

Então, o que na verdade define um milionário?

 

Hoje tenho claro que o realmente define um milionário não é apenas o valor dos seus bens e dos seus investimentos, mas sim o conhecimento financeiro que ele possui, e como ele coloca isso em prática para apoiar o crescimento do seu patrimônio.

Desde então, passei a ver a situação financeira das pessoas desde um ponto de vista bem diferente: conheci grandes milionários que (ainda) não tinham acumulado o seu primeiro milhão; e também conheci pessoas totalmente falidas mesmo que tivessem vários milhões de reais à sua disposição.

Mas, principalmente, entendi que um dos aspectos mais bonitos do meu trabalho é permitir às pessoas todas as condições para que elas também saibam cuidar muito bem das suas finanças pessoais e possam se tornar milionárias de verdade, aumentando cada vez mais sua riqueza, sempre de maneira sustentável.

E você? O que faria se perdesse todo o seu dinheiro?

©2018 Copyright. Todos os direitos reservados

Agência de Marketing Digital 360, Web Design e Web Master (Criação de Sites e Lojas Virtuais, Especialistas em Google AdWords, Otimização de Sites SEO, Email Marketing, Mídias Sociais Facebook, Youtube, Twitter - Agência Sincro) SMM - Agência Sincro